quarta-feira, 4 de julho de 2007

Crise aérea, acelera investimentos nos aeroportos

Perspectiva aérea do Aeroporto Internacional de Florianópolis


Aeroporto de Internacional de Florianópolis ganhará novo terminal

Aguardada com ansiedade por Santa Catarina, a obra do Aeroporto Internacional de Florianópolis foi contemplada no Plano de Aceleração de Crescimento (PAC), do Governo Federal. As planilhas de custos da obra estão sendo recalculadas, pois foram calculadas com os preços praticados em 2005, onde a Infraero esperava obter a licença ambiental do empreendimento e, em seguida, licitar a obra. Como houve exigência, por parte do Ministério Público e da Fundação do Meio Ambiente do Estado (FATMA), da realização de uma nova audiência pública, estas planilhas, que possuem 1.700 itens, estão sendo refeitas para que se possa encaminhar ao Tribunal de Contas da União (TCU). Após o parecer do TCU, será encaminhada a licitação do empreendimento. A previsão é de que isso aconteça ainda este ano, e que a obra começe em 2008 e termine no segundo semestre de 2010. Para o superintendente do aeroporto, Valdeci Arcanjo Novaes, o novo terminal de passageiros vai atender a demanda crescente de passageiros com conforto pelos próximos 5 a 10 anos. “O índice de crescimento dos últimos 16 anos foi de 10,97%. Se continuar com esse índice acelerado, o novo aeroporto já vai nascer com sua capacidade quase no limite”, diz Valdeci. O projeto arquitetônico já está definido e prevê um terminal de passageiros amplo e moderno. Inspirado na fuselagem dos aviões, ele terá estrutura e sistemas construtivos de aço. O projeto foi idealizado pelo arquiteto Mario Biselli, que recebeu o 1º lugar no Concurso Público realizado pela Infraero, em parceria com o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB). O novo terminal será concebido em dois níveis operacionais: térreo e mezanino, além de mais um terceiro piso, destinado à administração da Infraero. Um dos objetivos do projeto arquitetônico é oferecer uma leitura simples e objetiva ao usuário, e de fácil racionalização pelas equipes de operação, segurança e manutenção – como devem ser as interfaces de transporte modal.

Como ficará:
· Terá cinco pontes de embarque, hoje inexistentes
· A área construída saltará de 8.440 metro quadrados para 33.600 metros quadrados
· O pátio aumentará a capacidade de cinco para 12 aeronaves
· Passará de um para 13 elevadores
· Ampliação de 41 pontos comerciais para 64
· Passará de 500 para 1.800 vagas no estacionamento
· Aumentará a capacidade de 980.000 para 2.700.000 passageiros/ano

Fonte: Infraero

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